domingo, 15 de maio de 2016

Como ser um professor de violino mais eficiente?

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Hoje quero falar com você, que, assim como eu, é professor de violino.
Desde que comecei a estudar música há 20 anos, vejo que muitas pessoas não percebem que ensinar música é muito diferente de tocar um instrumento.
Quando comecei a estudar violino e, logo depois, a ensinar, descobri neste mundo uma série de professores de violino de qualidade, da mesma forma que já me deparei com supostos professores que transformam a vida do aluno num verdadeiro inferno.
Entre todas as experiências que já tive, algumas merecem um real destaque.
Eu tive uma aluna de violino que criou um verdadeiro trauma do instrumento por conta do professor. Ele chegava para as aulas e gritava com a menina, que, aos 7 anos de idade, era obrigada a repetir milhares de lições e, se não as executasse com perfeição, escutava que era muito ruim. Uma outra aluna tinha medo de tocar errado. Ela aprendera que deveria ser perfeita e que se uma nota estivesse fora do que estava escrito, ela era ruim.
Essas duas pequenas experiências me fizeram refletir: o que é realmente ser um bom professor de violino?
Como professor de musicalização infantil descobri que ser professor é muito mais do que simplesmente fazer com que o aluno toque o instrumento. Por isso, separei algumas dicas coletadas ao longo da minha carreira para nós, professores.

  • Tocar violino não deve ser visto como uma obrigação: principalmente com crianças, tocar um instrumento deve ser visto como uma diversão. Quando o aluno descobre que é divertido tocar, mesmo que seja apenas uma música, ele vai se desenvolver muito melhor.
  • O professor de violino não deve ser arrogante e o detentor do conhecimento. Um professor que seja simpático, que saiba ouvir, que seja divertido, vai conseguir muito mais resultados.
  • A metodologia deve ser adaptável ao aluno, e não ao contrário. Cada aluno deve ter uma forma individualizada de aprender. Abrir um livro e mandar o aluno tocar não é ensinar, é "cozinhar" o aluno. Com isso, potenciais se perdem e pessoas desanimam de tocar.
  • O professor de violino deve elogiar o aluno. Mesmo que seja uma coisa pequena, encontre uma forma de elogiar para que ele possa se esforçar ainda mais. Atenção, não confunda elogiar com achar que tudo está certo. Não é deixar o aluno fazer o que quer, é corrigir, mas, de forma que encontre algo que possa fazer com que o aluno fique bem.
  • Seja mais do que simplesmente um professor. Se você conhecer as necessidades de seus alunos e entender cada uma delas, você será um professor melhor e seu aluno estará mais feliz estudando com você.

No final, o que você terá é um resultado surpreendente, com alunos que vão dar o melhor deles e fazer com que você tenha sempre a certeza de que está no caminho certo.


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